segunda-feira, 14 de março de 2011

Estética

Podemos afirmar que o ser humano é o único ser capaz de fazer julgamentos, inclusive no que se refere à emissão de juízo estético.
Com base nas ideias de Platão na teoria da reminisciência, a beleza está relacionada ao mundo das ideias, a qual o padrão estético de beleza é idealizada, está contida no objeto de arte, e o observador apenas a recorda, como exemplo as estátuas, ou qualquer obra clássica grega, com padrões de formas humanas perfeitas, retomadas no Neoclassicismo. Ou ao observar um objeto de arte é detectada a sua beleza sem precisar interpretá-la, pois sua beleza é idealizada e nos transmite algo positivo, já que o homem é associado ao belo. Essa é a interpretação de beleza idealista.
A materialista empirista, com base nas ideias de Kant, está relativamente associada ao subjetivo. A beleza não está mais contida no objeto de arte, e sim no intelecto do sujeito, podendo influenciar no seu julgamento estético o meio social e cultural, tornando-se universal.

Arte como Fenômeno Universal
Todas as obras de arte não podem desvincular-se com o social, pois o artista já nasce e atua na sociedade. o objeto de arte é o encontro entre artista/espectador, e ambos são seres sociais, no seu conteúdo há uma poética, uma divulgação de ideia, um relato histórico, um protesto ou afeto que se eternizará, sendo também um agente histórico-social. Há artistas que são mais engajados, e o estado apóia ou condena a sua arte, dependendo de seus interesses. As obras de cunho histórico-social são de grande valor. Além de relatar o fato, contribui como documento de pesquisa.

Nenhum comentário: